Os probióticos em nosso organismo

O QUE SÃO?
Os probióticos são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, beneficia a saúde do hospedeiro.” Os probióticos têm efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controle do colesterol, de diarréias e redução do risco de câncer; eles podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurtes, ou podem ser encontrados sob forma de pó ou cápsulas.
Literalmente, “probiótico” significa “favorável à vida”. São bactérias do bem, cujas propriedades terapêuticas, comprovadas cientificamente, promovem a saúde, principalmente a do sistema digestivo.
O uso regular de produtos como Yakult, Activia, Actimel, iogurtes naturais etc. ajudam a restaurar o equilíbrio bacteriano do intestino, o que, por sua vez, melhora a saúde de forma geral, já que o intestino é considerado a raiz do nosso organismo.


O ingrediente do Yakult, o lactobacillus casei shirota, pode melhorar o funcionamento do intestino e ajudar a criar uma flora intestinal equilibrada. 



O Activia, da Danone, contém dan regularis, bactéria que também promove uma flora intestinal mais saudável e incentiva os movimentos peristálticos do intestino – o que auxilia quem sofre de “intestino preguiçoso”.
Os consumidores devem atentar-se na hora de escolher o melhor produto probiótico a ser consumido. É próprio dos iogurtes comuns conterem microrganismos como o lactobacillus vulgaris, mas isso não assegura uma função probiótica no organismo. É preciso observar, nos rótulos de cada produto, que espécie de microrganismos ele contém e qual a concentração deles. Segundo exigência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a quantidade mínima para os probióticos deve ficar na faixa de 108 a 109 UFCs (Unidades Formadoras de Colônias). Valores um pouco menores podem ser aceitos, desde que os fabricantes comprovem sua eficácia.

aLIMENTOS SAUDÁVEIS

Os especialistas em nutrição recomendam experimentar uma alimentação saudável e balanceada, antes de correr para a prateleira de bebidas lácteas do supermercado. Frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com a redução de alimentos gordurosos e de açúcar ajudam muito a manter saudável a flora intestinal e o funcionamento do sistema digestivo como um todo. Não adianta nada ingerir probióticos e ter uma dieta alimentar defeituosa.

Vamos prestar atenção e buscar uma alimentação balanceada e saudável. ;-)

3 comentários:

Morini disse...

Esse ano que comecei a ter uma vida um pouco mais saudável. Parei de fumar, comecei a comer frutas e a caminhar!! =)

http://www.umlivroqualquer.blogspot.com/

Girl Supimpa disse...

Oi
Tudo bem por ai? kkk

Preciso me alimentar melhor...
Estou gorda =/

Beijos mimi =(

http://girlsupimpa.blogspot.com/

urbanascidades disse...

2012 oportunidades
de teres o que precisas
e seres o que mereces,
dentro e fora da blogosfera
para ti e quem conheces.
É o que deseja, Barbaridades,
torcendo por ti nesta nova Era
De uma forma amiga e sincera
o teu colega do Urbanascidades.

Postar um comentário

PESQUISAR