Rir faz muito bem e contagia


Estava eu num bus indo para casa e, ao ouvir uma criança rir das brincadeiras de seu irmãozinho, em poucos minutos estava eu rindo também e nem sabia do que realmente, mas a risada dele me contagiou. Interessante isso né? Mas, será que isso tem explicação?
Bom, busquei e realmente tem. Segundo estudo realizado pela University College London, da Inglaterra, os pesquisadores descobriram que isso ocorre devido à ação dos “neurônios espelho”, células cerebrais localizadas no córtex pré-motor e no lobo parietal inferior, importantes na imitação e aquisição da linguagem. Essas células despertam a compreensão do significado de gestos e expressões corporais que vemos e nos leva a imitar o que captamos, como o riso e o bocejo, por exemplo.
Segundo a Ph.D Sophie Scott fez parte desse estudo onde foram reunidos 20 adultos, com idade média de 32 anos e boa audição. Enquanto eram expostos ao som de vários tipos de gargalhadas e risadas, os pesquisadores analisavam as atividades cerebrais de cada um através de ressonância magnética. As áreas responsáveis por controlar os músculos que envolvem a risada ficavam em alerta – ou seja, os indivíduos ficavam predispostos a rir também.
Ainda de acordo com Sophie Scott, o estudo provou que o cérebro também desempenha um papel importante na interação social, já que essa "reflexão de risos" ajuda os indivíduos a interagirem de forma positiva, otimizando a construção de relações e fortalecendo os laços que já existem.
Uma terapeuta diz que um minuto de gargalhada tem o mesmo efeito de dez minutos de malhação, além de fortalecer a musculatura e ativar o sistema imunológico.
Uma curiosidade que li: não sei se é lenda urbana, mas dizem as “boas línguas” que já houve caso de contágio por riso na Tanzânia em 1962, num vilarejo de Kashasha, onde algumas meninas começaram a rir e "contagiaram" 95 pessoas que passaram 16 dias rindo. Nunca se descobriu o que provocou um ataque de riso tão intenso. 
Que tal praticarmos mais o riso?....tenho certeza que você já está com um leve de sorriso no rosto ;-)
Bom riso e boa saúde à todos...hahahaha

3 comentários:

Girl Supimpa disse...

Olá =)

Tudo bem?

MUito interessante a postagem, eu tinha essa curiosidade, até ler a postagem =)

Visite meu bloguinho =P

http://www.girlsupimpa.com/

Beijos

Amanda chiodi disse...

kkk'faz mesmo,viu,hoje por um exemplo,ri muuito,beijos adorei o post de hoje.

Wally John disse...

Eu sei pq eles estavam rindo... pq tomaram muita "Kashasha"... kkkk (meio s/ graça eu sei, mas não podia perder essa). Falow Gostei do Post.

Postar um comentário

PESQUISAR