Síndrome do Sotaque Estrangeiro


Olá turminha =)
Certo dia assistindo TV, revi um ex-calouro do Programa Raul Gil que falava de uma forma bem diferente de quando o conheci. Sua fala era meio "americanizada" e ele citou que sofreu um trauma emocional muito forte e acordou falando com um sotaque diferente.
Fui pesquisar a respeito e vi em algumas matérias que é uma síndrome rara, existem por volta de 60 casos no mundo.
Essa síndrome foi descoberta em 1941, quando uma norueguesa foi vítima de um ataque de bombas durante a Segunda Guerra Mundial e acordou falando com um sotaque alemão.
Outro caso foi de uma inglesa de 57 anos, que após sofrer um AVC, passou mais de uma ano falando com sotaque francês.
Outro relato conta que, uma inglesa de 35 anos, após uma forte enxaqueca, passou a falar com sotaque chinês.
Os especialistas dizem que essa síndrome é provocada por traumas graves que podem ocasionar danos cerebrais que afetam a região da fala. O que ocorre na realidade é uma mudança nos pontos de articulação da fala, onde o ritmo torna-se incomum modificando assim a cadência da pronúncia.
O tratamento é feito com sessões de fonoaudiologia que podem suavizar o problema, já que é difícil o paciente voltar a falar normalmente. Paralelamente a esse tratamento, conta-se também com o auxílio de um psicólogo para retomar a auto-estima e muitas vezes a identidade do portador da síndrome.
O essencial para quem sofre desse problema é o apoio e a compreensão da família e dos amigos, pois não deve ser nada fácil passar por esse tipo de problema, saber o que quer falar e não conseguir expressar da maneira que fazia habitualmente, sem contar que a voz também é um pouco modificada.
Que loucura né?!!!!
Até mais....

6 comentários:

.bárbara disse...

loucura mesmo, não sabia que isso existia!

mas nosso cérebro é uma máquina que mal conhecemos mesmo. E deve ser muito difícil como vc disse, tentar se expressar como o hbitual e soar como um estranho...

mas gostei da curiosidade.

:**

Inforblog disse...

Olá Anjo, sei que voce está sempre conosco, mas vim lhe pedir uma força ao companheiro da nossa corrente Neto. Ele postou que sua mãe está com entupimento em 3 artérias e terá que fazer uma cirurgia em São Paulo hoje. Peço sua visita no blog "Todo amor que houver", e uma msg de apoio ao amigo, se posível. Abraços!

Kiil.34 disse...

Hey só passando pra dizer que estou de volta... Vou continuar com a corrente tambem... ate mais abraço...

Kiil Informática.

Kiil.34 disse...

Passando pra te desejar um ótimo domingo, ate mais, abraço...

Kiil Informática.

Inforblog disse...

kkk... Nossa, nao sabia disso. Uma excelente semana para voce Anjo.

Laços de Cetim disse...

kkk
adorei, simplesmente hilario

Amei seu cantinho e já estou seguindo. Visite o meu, se gostar e seguir ficarei feliz
http://lacosdecetimsc.blogspot.com/
Beijinhos

Postar um comentário

PESQUISAR