Muitos em nós!!!


Olá turminha!

Bem, como havia dito em outro post, falo sobre personalidade múltipla. Ela é classificada entre os transtornos dissociativos, pois há várias personalidades em uma só pessoa e, essas personalidades não são necessariamente patológicas. No transtorno de personalidade não há amnésias, o que há é uma conduta rotineiramente inadaptada socialmente. Essencialmente a personalidade múltipla é a existência de duas ou mais personalidades distintas, evidenciando-se apenas uma delas a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos, sendo independentes umas das outras. Pode-se perceber a mudança de personalidade quando precedido de evento forte assim como uma tragédia e, mesmo com o passar do tempo, a pessoa pode continuar tendo esse mudança. Não se sabe ao certo as causas desse transtorno, mas admite-se que é muito mais freqüente do que se imaginava. As psicoterapias são as únicas formas de abordagem dos casos e não existe medicação eficaz.
Uma curiosidade: Num curso que fiz em 2007, vi que as várias personalidades existentes em nós é algo comum, normal, mas que devemos saber controlar, identificando-as sabendo trabalhar com cada uma delas. Por exemplo: personagem mãe: a mulher não nasce mãe, mas se tiver um filho, ela desenvolve esse lado da mãe. Não se nasce esposo, torna-se esposo e é um personagem, afinal de contas, não agimos de maneira uniforme em todos os lugares e situações, por isso mesmo, foi citado no curso, as várias de nossas personalidades: o juíz (aquele que nos julga sempre), a coitada (quem se faz de vítima), a criança (inocente, brincalhona), o louco (criativo, revolucionário), o rei ou rainha (soberano, decidido), e por aí vai....Claro que qualquer um dos nossos personagens tem que ser bem trabalhado a nosso favor no dia-a-dia, caso contrário, torna-se um perigo para nós mesmos.
Acredito sim, que somos seres de múltiplas personalidades, mas como aprendi no curso: o controle é a alma do negócio ;-)
Bj


1 comentários:

Girl Supimpa disse...

Oi
Tudo bem?

Acho que sou um pouco de cada =/
Tenho que ter mais cuidado, e como senhorita disse, tem que usar isso a seu favor ( no caso o meu ) =P

Beijos.

http://girlsupimpa.blogspot.com/

Postar um comentário

PESQUISAR