celular e nossa saúde


Olá pessoal =)
Vejo que o uso do aparelho celular aumentou muito nos últimos anos e, muitas coisas são ditas em relação a doenças causadas por sua utilização. Bem, eu acho que é mais lenda do que fato e fui pesquisar a respeito.
O celular trabalha com radiofreqüência (radiação não ionizante) que, segundo o que verifiquei, não danifica diretamente o DNA, mas há estudos que apontam que a radiofreqüência pode ser nociva ao material genético através de aumento da produção de radicais livres de oxigênio, desorganização da cromatina e prejuízo de correção de defeitos do DNA. 
Todos os aparelhos fabricados devem seguir as especificações técnicas que constam na Resolução 303/2002 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que cita os limites para exposição à radiação não ionizante.
Em relação aos tumores do sistema nervoso central, em um estudo foram analisados dados sobre o uso do aparelho por um período de 10 anos em pouco mais de 2700 portadores de glioma (tumor originado em células da glia) e pouco mais de 2900 controles (pessoas não portadoras do tumor) assim como em pouco mais de 2400 portadores de meningioma (tumor nas meninges) e cerca de 2600 controles. Não foi comprovado o aumento no risco de glioma ou meningioma em função do uso de celular.
Cientistas ainda se aprofundarão nos estudos, pois de acordo com o tempo total de uso do celular, percebeu-se um risco maior de desenvolvimento de glioma e meningioma em pessoas que relataram ter falado ao celular pelo menos 12h por dia. Bem, fazendo uma conta rápida seria mais ou menos isso: 12hx30 dias = 360h/mês x 12 meses = 4.320h/ano, ou seja, em 10 anos essas pessoas somam cerca de 43.200h!!!! Isso pode sim, aumentar o risco de gioma no lobo temporal (área próxima à orelha), por isso o cuidado de se estudar mais sobre o assunto.
Aconselha-se que sempre possível, utilizemos o viva voz, mas sabemos que devido a facilidade e preço, o sms (torpedinhos) são muito utilizados em nosso país, o que pode contribuir para outro problema: tendinite...mas isso, vamos deixar para a próxima ;-)
Ah, não podemos esquecer duas coisinhas: primeiro em relação ao cuidado com o celular não expondo a altas temperaturas, não deixá-lo junto a moedas ou mesmo deixando cair, pois pode-se aumentar o risco de explosão da bateria. Segunda coisa é seguir a regra de não usar o celular enquanto dirige, pois isso pode causar acidentes...fica o alerta!
Espero que tenham gostado do post.
Até mais =)

7 comentários:

Girl Supimpa disse...

OLá, tudo bem?

Nunca parei pra pensar se o celular poderia ou não causar algum problema futuro a saúde. Agora irei evitar falar por muito tempo =P kk

Acho que deveria postar sobre a mulher que tem alergia a tecnologia.

Beijos

http://www.girlsupimpa.com/

Ketylen Brito disse...

Oii , tudo bem ? ja ouvi falar que o uso do celular por muito tempo proximo aos ouvidos fazia mal , nao tive muita certeza mais agora tive ,por isso so vou usar ou fone ou vivavoz .
bjus , visite > http://ketylenbrito.blogspot.com.br/

Bárbara Daisy disse...

eu penso que os primeiros aparelhos eram mais nocivos à saúde do que os de hoje.


aqueles sim, creio eu, provocavam esses distúrbios no organismo humano.

gostei do post ^^

:**

Inforblog disse...

Ainda bem que nao uso muito e gosto sempre de usar o fonee de ouvido. Bela páscoa pra ti! Abraço!

TRodrigues disse...

Oi que tal dar uma renovada no seu blog? Acesse meu blog e saiba como, conto com você lá, bjs.

http://thaisr-encomendas.blogspot.com.br/

Inforblog disse...

Pura verdade, vi uma reportagem sobre há um tempo. Super abraço pra ti e uma excelente semana!

Carol Nana disse...

Depois q me falaram que manter o celular perto do corpo muito tempo pode causar câncer fiquei toda grilada =(

http://dropsparadise.blogspot.com.br

Postar um comentário

PESQUISAR